A gramática simbólica

A organização e o sentido das idéias e comportamentos sociais são produzidos e reproduzidos também pelas formas de comunicação.

Claudius Ceccon

No sentido antropológico, cultura não é o capital de saberes acumulados individualmente. Ao contrário, é uma espécie de gramática simbólica que organiza e dá sentido às idéias, aos comportamentos, às práticas sociais. A comunicação e as relações sociais são fundamentais na produção, reprodução, circulação e apropriação da cultura, conferindo-lhe um caráter dinâmico, de permanente re-criação, atravessada por relações de força, por interesses em disputa. Os indivíduos, em razão de sua posição social, têm acessos diferenciados à chamada cultura legítima, produzindo sínteses particulares para a interpretação do mundo.

Então, ‘vamos combinar’ que cultura tem a ver com valores, modos de pensar, comportamentos; com crenças e teorias que ajudam a explicar o mundo e o lugar que alguém ocupa nesse mundo. E ainda com normas, regras e princípios morais que determinam de que maneira as pessoas devem agir.

Confira a matéria na íntegra

Creative Commons License
Blog da Juventude Socialista Brasileira de Salvador by JSB SSA is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.