Che Guevara recebe homenagem em diversas partes do mundo

AMÉRICA LATINA

Esquerda lembra Che

Há 40 anos, revolucionário argentino que inspirou gerações era capturado com a ajuda do serviço secreto dos EUA e executado no dia seguinte. Ele receberá hoje várias homenagens em Cuba, Bolívia, Venezuela e outros países de várias partes do mundo.

Quarenta anos depois da morte de Ernesto Che Guevara, guerrilheiro argentino que se tornou o maior ícone de Cuba ao lado de Fidel Castro, uma América Latina voltada para a esquerda recorda a trajetória do homem cuja imagem é até hoje sinônimo de revolução. Na Venezuela, na Bolívia e na própria Cuba, países que defendem com mais ênfase o socialismo no continente, cerimônias em memória de Che estão previstas para hoje e amanhã. O presidente interino de Cuba, Raúl Castro, recordará o médico argentino num evento em Santa Clara, local do mais importante triunfo militar do revolucionário, no final de 1958. Também haverá concertos pelo país, uma exposição fotográfica e um torneio de xadrez — o esporte preferido do homenageado — com 1,5 mil participantes.

Confira a matéria na íntegra

Creative Commons License
Blog da Juventude Socialista Brasileira de Salvador by JSB SSA is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.