Professor Alberto Carlos Almeida: “Participação política tem relação direta com escolaridade”

O brasileiro segue uma lógica para votar, mas ainda é muito reduzida a participação da sociedade no processo político-eleitoral. Em entrevista à Agência Brasil, o mestre em ciência política, Alberto Carlos Almeida, professor da Universidade Federal Fluminense, diz que a participação popular no Brasil só será ampliada com o aumento da escolaridade.

Na próxima semana, o cientista política lança, no Rio de Janeiro, livro que retrata a importância e o peso da escolha do eleitor no processo político. Mostra o que tem peso na escolha do eleitor. Em A cabeça do eleitor é uma cabeça lógica, Almeida relata que, estaticamente, é possível comprovar que governos bem avaliados, em geral, ganham quando se candidatam à reeleição. A obra se baseia também na experiência do autor em campanhas políticas realizadas em 2004 e 2006, em governos estaduais e municipais.

Almeida coordenou as pesquisas eleitorais da Fundação Getulio Vargas, entre 2002 e 2005, e do instituto de pesquisas Ipsos Public Affairs. Ele também é diretor de pesquisas do Instituto Análise.

Confira a entrevista na íntegra
Creative Commons License
Blog da Juventude Socialista Brasileira de Salvador by JSB SSA is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.